2012 será um ano marco nas campanhas políticas de nossa região, com a popularização da internet avançando numa velocidade surpreendente, o uso da mesma para fins de propaganda política será indispensável. Com o atual mundo globalizado quem não estiver conectado é considerado, “careta” e até “ultrapassado”, a rapidez da troca e compartilhamento de informações possibilita bons resultados em vários setores da sociedade e a política não poderia ficar de fora é claro.
Você sabe o que são Mídias Sociais?
Mídia Social é, em seu sentido mais básico, uma mudança na maneira como as pessoas descobrem, lêem e compartilham informações, notícias e conteúdos.
É uma fusão social e tecnológica, transformando o que até então era um monólogo em um diálogo.
As mídias sociais ou redes sociais (um exemplo de mídia social) têm várias características que as diferem fundamentalmente das mídias tradicionais, como jornais, televisão, livros ou rádio. Antes de tudo, as mídias sociais dependem da interação entre pessoas, porque a discussão e a integração entre elas constroem conteúdo compartilhado, usando a tecnologia como condutor. Elas abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios. Esta interação e a maneira na qual a informação é apresentada dependem nas várias perspectivas da pessoa que compartilhou o conteúdo, visto que este é parte de sua história e entendimento de mundo.
Agora, parando e lembrando dos nossos candidatos, ficam as perguntas; eles estão atualizados ou ultrapassados? Será que já aderiram a esse grande passo da tecnologia chamado internet? Bom, circulando pelas redes sociais, o atual fenômeno mundial da internet, encontramos poucos políticos de nossa terra conectados, apesar das redes sociais existirem a tanto tempo ainda não há essa interação por parte de nossos políticos, o que é uma pena. Poucos deles possuem blog ou sites, é quase raro!
O Brasil é um dos maiores consumidores globais de internet, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Rússia, os números recordes que as redes sociais mostram a cada mês é impressionante, mas para muitos de nossos atuais e futuros candidatos as palavras ORKUT, FACEBOOK e TWITTER (as redes sociais mais populares aqui no Brasil) ainda é estranho, mas isso não deveria acontecer, eles deveriam estar á frente, pois tem o acesso mais facilmente a informações.
Vemos constantemente notícias que mostram que tal político esclareceu ou fez um comentário através de mensagem no TWITTER, e isso repercute nacionalmente nas outras mídias. Portanto amigos e futuros candidatos da Dália da Serra, a comunicação está diferente e quem almeja um cargo, necessariamente se quiser conquistar um bom número de eleitores, deverá se “atualizar” e aderir às mídias sociais.
A proximidade com as pessoas e um bom relacionamento através da internet pode aumentar significativamente a popularidade de alguém e trazer resultados que podem surpreender nas urnas.
As pessoas estão cada dia mais exigentes e agora o espaço está cada vez mais livre para a manifestação de opiniões, se os candidatos não forem preparados, as críticas se evidenciarão e isso influenciará negativamente em sua campanha, fica a dica!
Paulo Pereira
Estudante de Publicidade e Propaganda e Artista Plástico
Atualmente Diretor de Arte da Morus Comunicação Integrada,
Agência de publicidade localizada em Santa Cruz do Capibaribe-PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário