domingo, 18 de setembro de 2011

ASSEMBLÉIA DE RATOS.

                                        Dr. Paulo Lima*

         Escolhi o título de forma proposital, para chamar a atenção desta meia dúzia de amigos que me lêem. Não é o que vocês estão pensando. Não tenho nenhuma informação ou matéria bombástica para transmitir.      
          É que estava precisando de um nome para este artigo e me veio este sugestivo título. Quem de vocês não lembra daquela fábula de Esopo - o grande fabulista grego, que teria vivido na Grécia, no século VI antes de Cristo e teria escrito grandes fábulas, como “a cigarra e a formiga”, “a raposa e as uvas”, “a tartaruga e a lebre”, dentre outras - onde ele conta a história de uma comunidade de ratos que viviam com medo de um gato que estava dizimando os moradores da comunidade. Assim resolveram promover uma assembléia para encontrar uma solução. Eis que um deles sugeriu amarrar um guizo no pescoço do gato e, assim, toda vez que ele se aproximasse  ouviriam o barulho e fugiriam. 
          Aplausos geral. 
          Mas, como sempre, um “estraga prazer” resolveu acabar com a festa e perguntou quem  iria amarrar o guizo no pescoço do gato. O resultado, vocês que certamente leram a fábula sabem: a assembléia se dissolveu imediatamente.
           Agora vamos ao tema deste artigo.
          Recentemente escrevi um artigo “a voz das ruas”, onde sugeria que nós, do nosso grupo político, (não sei porque insisto em me incluir no “nós”) deveríamos ouvir a voz das ruas. Nele ousei afirmar que, pelo andar da carruagem e a se manter o panorama político no Recife, certamente DANIEL COELHO faria a diferença na sucessão municipal.(Vejam só a minha petulância em querer fazer previsões políticas). Como você  sabem, DANIEL COELHO saiu do PV esta semana e já se filiou ao PSDB para, a partir daí se cacifar para as eleições municipais de 2012 em nossa Capital. E havia dito na ocasião que indo ao segundo turno certamente DANIEL COELHO derrotaria JOÃO DA COSTA.
           Mas, “não e assim que a banda toca”, como costumo dizer.
           É que os Jornais de hoje sugerem que JOÃO PAULO pretende disputar a todo custo às eleições municipais do Recife, mesmo que para isto tenha que sair do PT. E especula-se que vá justamente para o PV, de onde DANIEL COELHO acabou de sair. 
          Vejam só o que é a política...
          Agora lembrei de MAGALHÃES PINTO, que dizia que política é como nuvem; uma ora tem formato de rato e  noutra assume o formato de um gato, ou mesmo de um elefante. Política é assim mesmo. Está sempre mudando.
           E a se concretizar esta hipótese, EDUARDO CAMPOS, que não é bobo e nem quer perder as eleições no Recife, (quem é o gato nesta história?), a se concretizar este panorama, certamente estará com JOÃO PAULO que irá ao segundo turno e ganhará as eleições no Recife. Isto se as nuvens não mudarem de figura, é sempre bom lembrar.
           E na nossa terrinha, a “Dália da Serra”, qual é o panorama?
           Em verdade, respondo que não vejo nuvens no horizonte. É que nesta época do ano, sem nuvens, o sol inclemente nos impede de olhar para o céu...
           Daí, ao menos no nosso caso, as nuvens não parecem mudar de figura.
           Mas, pergunto: que nuvens? 
          A não ser que encontremos alguém que tenha a coragem de colocar o guizo no pescoço do gato...
         Sei que poderíamos mudar este panorama, mas não me perguntem a resposta, pois não direi nem sob tortura.
         Em tempo: como estou me tornando óbvio, aviso a vocês que vou passar uns dias sem escrever artigos e poupando vocês. Talvez deste modo escreva algo mais interessante de se ler.
         Um abraço a todos.
     
         *PAULO ROBERTO DE LIMA  é  graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de  Procurador  Federal.

Nenhum comentário: