quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SÓ FALTA O PAPAGAIO

                              Dr. Paulo Lima*

      No meu artigo anterior disse que passaria uns dias sem escrever para vocês que têm a bondade e a paciência de me ler. Já estou eu, como alguns políticos,  a quebrar a promessa. Entretanto este é um pecado menor e não poderia deixar de escrever algumas linhas sobre a avassaladora vitória da DEPUTADA FEDERAL ANA ARRAES na eleição realizada ontem, dia 20, para ministro do Tribunal de Contas da União, um cargo que dispensa comentários em razão de sua grande importância no cenário político nacional.
      Mas, quem de nós duvidava dessa vitória?
      Eu mesmo já havia previsto e, inclusive, anotei, salvo engano,  no meu artigo penúltimo, que o governador EDUARDO CAMPOS havia se transferido, como diria o matuto, “de mala e cuia” para Brasília, nestes últimos dias, para cabalar votos em favor de sua mãe. 
       Esse EDUARDO é mesmo “o cara”!
       Não se espantem se nas eleições de 2014 ele emplacar a sua esposa na “Câmara Federal”, como já disse. Sim, a propósito,  havia dito que ele a colocaria como Deputada Estadual. É claro que me enganei. Imaginem se EDUARDO CAMPOS vai querer fazer de sua esposa uma DEPUTADA ESTADUAL?
       Só não sei se o seu avô, o grande MIGUEL ARRAES, aprovaria essa confraria familiar no poder, pois, ao que eu saiba, a única vez em que vi o “velho”, como era chamado carinhosamente MIGUEL ARRAES, querer colocar alguém seu no poder, foi quando tentou, sem sucesso, por o seu neto, ele mesmo, EDUARDO CAMPOS, na cadeira de prefeito do Recife, e se deu mal.
        O mais interessante, porém, é que acabei de ler na coluna de CLÁUDIO HUMBERTO que EDUARDO tentará, agora, emplacar, numa das cadeiras da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS o seu irmão, o Advogado ANTÔNIO CAMPOS, mais conhecido como “Tonca”.
        Como sabem vocês, a ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS é, como diria, a “CATEDRAL DO SABER”, onde se encontram os grandes nomes da literatura nacional, com algumas exceções, conhecidas de todos e que dispensam comentários.
         E, ao que eu saiba, “Tonca” não é, nunca foi e possivelmente nunca será um grande escritor. Lembram quando eu disse uma vez de um prefeito nosso conhecido, que ele não era e nem nunca seria uma grande liderança política? O homem virou uma fera. Mas, deixa prá lá...
        Pelo andar da carruagem, só falta o Governador querer agora nomear o papagaio de sua casa Ministro da Educação.
         Mas política é assim mesmo: a arte do imponderável, ou melhor, do insaciável.
         E por falar nisso, vocês viram o que tinha de deputados federais bafejando no pescoço da nova Ministra, tal qual “papagaios de pirata”,logo após a sua vitória? Eu mesmo vi um nosso conhecido, no “JORNAL NACIONAL,” que só faltou atropelar a Ministra.
          Mas, volto a dizer, política é assim mesmo!
          Um abraço a todos.
 
        *PAULO ROBERTO DE LIMA  é  graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de  Procurador  Federal.

Nenhum comentário: