sábado, 29 de outubro de 2011

“OU GANHA OU ARREGANHA”.

TAQUARITINGA DO NORTE

                        Dr. Paulo Lima*

          Há dias não escrevo comentários sobre a política de nossa terrinha. É que não tem acontecido fatos que mereçam registro e, como diria o poeta: “continua tudo como dantes, no quartel de Abrantes”. E acrescente-se, a minha esclerose não está me permitindo ser muito criativo, esta é a verdade.
         No entanto, na nossa Capital do Estado a coisa continua pegando fogo com a movimentação do Ministro FERNANDO BEZERRA COELHO, o qual, com a minha esclerose um dia desses, num dos meus artigos, rebaixei a secretário, se articulando cada vez mais para viabilizar a sua candidatura a prefeito do Recife, movimentando o xadrez eleitoral.
         Realmente, estou deveras convencido que o Governador EDUARDO CAMPOS não vai querer abrir mão da vitória do seu grupo político no Recife, seja ou não com o PT. Como costumamos dizer: o homem não abre nem para um trem!
         É que Eduardo sabe que o seu projeto político nacional restará prejudicado se não conseguir uma vitória aqui no Recife e, neste caso, o  inusitado título acima vai em homenagem a ele, com todo o respeito.
          Mas, voltando à nossa terrinha, não sei se a título de brincadeira, ou não, comenta-se pela cidade que “Béia”, conceituado  empresário de nossa linda “Dália da Serra, como todos sabemos, colocou o seu vigia “Abel” para receber aulas de alfabetização e pretende lançá-lo candidato a vereador de Taquaritinga do Norte, nas próximas eleições. Abel já tem o seu slogan, que está se tornando um sucesso: “ou ganha ou arreganha!”
           É claro que isto deve ser uma brincadeira de “Béia”.
           “Abel” é uma figura das mais interessantes. Outro dia mesmo tive prazer de dar umas risadas, quando fui abraçar o competente agropecuarista e meu amigo JÚLIO PEDROSA, na exposição de seus belos ovinos, realizada em Pão de Açúcar, e sentei ao seu lado, acompanhado de outros amigos, inclusive de outro amigo e competente empresário, o NIVALDO da “Niran Modas” da cidade de Toritama e ouvi algumas tiradas do nosso “comediante involuntário.”
           Uma delas foi mais ou menos assim: Certa noite, “Béia” queria dar uma incerta em Abel, já que sabia que ele, como vigia  da fábrica, dormia de noite e acordava ao raiar do dia, chegou no seu estabelecimento e logo viu Abel, que estava a sono solto. Daí chegou perto e deu uma sacolejada em “Abel” para acordá-lo, tirando-o de seu sono profundo. E “Abel”, que não é besta nem nada, aborrecido por ter sido inconvenientemente acordado saiu-se com essa, dizendo: “Olha “Béia”, da próxima vez que você perder o sono, vê se fica quieto em casa e não venha perturbar o sono dos outros”. Virou as costas e voltou a dormir.
          Mas, voltando a falar sério e, como sempre costumo dizer, política é coisa séria e a Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte não precisa de um comediante em sua composição, com todo o respeito a “Abel, apesar de sabermos que no Brasil, no mais das vezes, política é mesmo uma piada.
          E voltando à política do Recife, estamos vendo que o Governador EDUARDO CAMPOS não quer perder as eleições no Recife de jeito nenhum e, pelo visto, com ele é assim: ou ganha ou arreganha!
        É uma pena que nós da oposição não possamos adotar este slogan... 
]       Um abraço a todos.

    *PAULO ROBERTO DE LIMA  é  graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de  Procurador  Federal.

Nenhum comentário: