segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PÉROLAS DA POLÍTICA.

                                           Dr. Paulo Lima*
          Resolvi dar um nome sugestivo a este artigo para mostrar como é feita a política em nosso País. Não que seja diferente nos demais países. A mim não importa. Gostaria que a nossa política fosse diferente. Que fosse feita a partir de boas intenções e com homens de bem. Infelizmente não é isto que ocorre. Não que não tenhamos homens de bem no cenário político nacional. Temos e muitos. Entretanto os fatos cotidianos estão sempre a me impelir para o descrédito.
           E são muitos os exemplos. 
           A este respeito vejam que a Veja (desculpem o trocadilho) trouxe, neste sábado, mais uma reportagem sobre o Dirceu  (aquele que está sendo processado pelo SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL como chefe da quadrilha que assaltou os cofres públicos no  famoso “escândalo do mensalão”) com o sugestivo título “O Poderoso Chefão”.
           Na reportagem, mais uma vez se acusa o indigitado político de tentar, a todo custo, continuar dando as ordens no Palácio do Planalto, traficando influência, como fazia claramente no Governo do Presidente Lula e agora, às sombras, para tanto usando um apartamento de hotel em Brasília alugado por terceiros. Dirceu, como sabem, permanece com os seus direitos políticos cassados, mas segue fazendo política e outras coisas menos republicanas.
            Porém, diriam vocês que me lêem, que isto não é nada demais porque aqui mesmo tem político cassado que continua exercendo cargo público para fazer o que mais gosta, política.
            Talvez esteja você, que me lê, indagando: o que é que isso tem a ver com o título acima? E respondo, muito. Sabem vocês de como se origina a perola? Da sujeira. Melhor explicando, para se livrar de um corpo estranho introduzido no seu ventre, a ostra fabrica a pérola a partir de sua lágrima, envolvendo-o com uma espécie de membrana que vai se solidificando e, com o passar dos tempos, torna-se esse belo adorno feminino. Corrijo. Tem homens que já usam brinco de pérola.
           A política é mais ou menos assim. No mais das vezes é feita com sujeira, entretanto, nunca produz pérolas, no bom sentido.
           E por falar em sujeira, vocês viram  que “pérola”  foi dita pelo vice-líder do Governo do Maranhão para justificar o uso do helicóptero do governo daquele Estado pelo Presidente do Senado, JOSÉ SARNEY, pai da governadora Roseana Sarney?
           “Ora, senhores, queriam que o Presidente do Senado fosse de jumento?”
            Ele bem que merecia. Quem não merecia esta sujeira em suas costas era o nosso jumento, animal sagrado, já dizia o grande “Lula Gonzaga”.
             Mas, é assim mesmo, é deste modo que a nossa política é feita.
             Aliás, aqui bem pertinho de nós ainda existem muitos políticos (até políticos cassados), usando carros oficiais e utilizando-se de outras benesses da Prefeitura para fazer política, inclusive nos finais de semana, numa mistura pecaminosa do bem público com os interesses privados. Isto não é certo, se bem que alguns “caras de pau”  se atrevem a justificar tais fatos, dizendo não ser nada demais, como se fosse honesto, correto, agir desta maneira. A verdade é que deveria haver uma lei proibindo o exercício de cargo público por político que tivesse os direitos políticos cassados.
             Realmente, para mim é um pouco demais.
             Um abraço a todos.

              *PAULO ROBERTO DE LIMA  é  graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de  Procurador  Federal.

2 comentários:

Anônimo disse...

eu nao sei o que fazem esses vereadores, que não sabem ou não querem agir em beneficio do povo, pra acabar com essa farra, tem que vir um trombone de fora pra fazer soar aos ouvidos da inercia legislativa municipal, que os veiculos oficiais devem ser usados no horario de expediente, fora disso só com abertura de portaria do executivo delegando o uso exclussivo dos veiculos, sera que a camara de vereadores não vai ser renovada em sua maioria? sera que os vereadores continuaram fazendo o papel de triagem medica levando os eternos doentes em buscar da cura? que vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

E O CARRO DA CAMARA MINUCIPAL QUE ERA DE USO EXCLUSIVO DA CASA, AGORA VIROU PROPRIEDADE PARTICULAR DO PRESIDENTE, SEUS FAMILIARES E SEUS ASSESSORES ... BONITO ISSO NÉ ????? É PRA ISSO QUE BRIGOU TANTO PELA PRESIDENCIA !!!